Agora é lei: Governo Federal publica promulgação da Lei que inclui quatro municípios capixabas na Sudene

Publicação no DOU desta quinta (7) confirma inclusão de Aracruz, Itarana, Governador Lindenberg e Itaguaçu na Sudene

“Hoje vivemos a confirmação de uma luta árdua. Muitos me disseram para desistir desta batalha, mas essa conquista já vale o meu mandato. Iremos levar benefícios para todo o Brasil através do espírito empreendedor do povo capixaba”. O discurso de Evair de Melo, deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, marca uma grande conquista para o Espírito Santo: o Diário da União oficializou, nesta quinta-feira (07), a promulgação da Lei Nº 185 acarreta na inclusão dos municípios de Aracruz, Itarana, Governador Lindenberg e Itaguaçu na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

 

A derrubada do veto 32 foi amplamente defendido por Evair de Melo na Câmara dos Deputados. “Aonde tem desenvolvimento, tem indústria, tem comércio, tem turismo, tem emprego, geração de renda e dignidade para os capixabas”, declarou o parlamentar na ocasião.

 

A conquista vem após anos de muita conversa, reuniões e articulação política. Através do parlamentar, a medida ganhou o apoio do Governo Federal, dos líderes do Senado Federal e Câmara dos Deputados, especialmente, da bancada mineira e capixaba para, finalmente, na Sessão do Congresso Nacional do dia 27 de setembro, garantir à inclusão dos municípios capixabas de Aracruz, Itarana e Itaguaçu na Sudene. “A nossa luta valeu a pena, somos uma gestão de entregas. Não desistimos até entregar o melhor para todos os capixabas. Agora é correr atrás e incluir mais municípios capixabas na Sudene”, declarou Evair de Melo.

 

O veto total aposto ao Projeto de Lei da Câmara nº 148, de 2017-Complementar (nº 76/2007-Complementar, na Casa de origem), que "Altera o art. 2º da Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007, para incluir Municípios dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), havia sido justificado por questões técnicas de aumento de despesas, dentre outras. Contudo, o deputado federal e vice-líder de governo na Casa, Evair de Melo, juntamente com outros líderes, contestaram as razões do veto, garantindo aos municípios capixabas as diversas oportunidades da Sudene.

 

Os benefícios são diversos: desenvolvimento de projetos que podem gerar emprego e renda, melhoria no planejamento de ações integradas para recuperação do meio ambiente, melhores linhas de créditos e incentivos fiscais, que variam entre 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas.

 

Confira a publicação no Diário Oficial da União

 

Projetos que já foram protocolados na Câmara Federal por Evair de Melo.

 

 No ano de 2015, o Deputado Federal Evair de Melo protocolou dois Projetos de Lei Complementar visando beneficiar os municípios capixabas na área de atuação da Sudene.  O PLP n.º 128/2015, que buscava incluir todo o Estado do Espírito Santo e, ainda, o PLP n.º 106/2015, que visava incluir os municípios capixabas da bacia do vale do rio Doce.

 

Posteriormente, em 2017, sua proposta transformou-se no Projeto de Lei Complementar n.º 148/2017.

 

Ainda, dando continuidade a sua imensa atuação para garantir essa importante conquista para os municípios capixabas, Evair de Melo, na qualidade de vice-líder de governo na Câmara, apresentou em 2021, outros dois Projetos de Lei Complementar (PLP) na Câmara dos Deputados. Os PLP 80 e 81/21, com os mesmos objetivos dos projetos de 2015, porém com a finalidade principal de manter o debate vivo e garantir que o resultado fosse alcançado.

 

O município de Governador Lindenberg que também consta no texto em análise, pode-se sentir contemplado/confirmado, apesar de já ter sido incorporado na Sudene por intermédio da Lei Complementar 125/2007.

 

“O Espírito Santo tem um potencial gigante e precisa ser explorado. A inclusão dele na Sudene vai impulsionar ainda mais a sua economia, gerando emprego e renda, além de abrir portas para que novos projetos sejam desenvolvidos em solo capixaba. Nós já temos 28 cidades do estado contempladas e o impacto em municípios como Linhares e São Mateus é visível. Queremos que isso se estenda a todo o território”, declarou Evair.


Confira o histórico de atuação do deputado federal Evair de Melo na Sudene:

Três municípios capixabas devem ser integrados à Sudene com votação do Senado Federal

 

Deputado federal Evair de Melo apresenta projeto de lei que inclui todo o Espírito Santo na Sudene

 

Senado aprova a inclusão de mais 4 municípios capixabas: Aracruz, Itarana, Itaguaçu e Governador Lindenberg na SUDENE

 

Evair de Melo pede ao MAPA a inclusão de municípios capixabas pertencentes à região da Sudene no Programa Agronordeste