O deputado federal Evair de Melo (Progressistas-ES) assumiu, nesta semana, uma vaga estratégica na Comissão De Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência E Família da Câmara dos Deputados. Seu objetivo é intensificar a pressão sobre o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que comparecerá à comissão nesta terça-feira (29/04) para prestar esclarecimentos em meio às denúncias de fraudes bilionárias no INSS.
Desde março de 2023, Evair de Melo já vinha alertando o Congresso e a sociedade sobre irregularidades graves envolvendo descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. À época, o parlamentar protocolou requerimentos de informações e de convocação do ministro, denunciando que os descontos eram destinados a sindicatos ligados à base governista, sem o consentimento dos segurados — uma prática que o deputado classifica como "criminosa".
“As denúncias chegaram ao nosso gabinete de todas as partes do Brasil. Aposentados estão sendo vítimas de uma prática criminosa, tendo seus benefícios descontados sem autorização para financiar sindicatos aliados ao governo. Alertamos, cobramos respostas e, agora, o país vê o resultado dessa omissão: um esquema bilionário às custas dos mais vulneráveis”, afirmou Evair de Melo.
A participação ativa de Evair na sessão de terça-feira reforçará a cobrança por respostas e responsabilidades. O deputado atuará de forma firme para proteger os direitos dos aposentados e garantir que os culpados sejam responsabilizados.
Serviço:
Audiência Pública - Comissão De Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência
Tema: "Planos e Agenda Estratégica da Pasta para os Próximos Anos"
- Data: 29/04/2025
- Horário: 14h
- Local: Câmara dos Deputados — Anexo II, Plenário 07
- Presença confirmada:
- Carlos Roberto Lupi — Ministro de Estado da Previdência Social
- Requerimentos:
- REQ 5/2025 (Dep. Ruy Carneiro)
- REQ 7/2025 (Dep. Laura Carneiro)